quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ENTREVISTA com Anna Branquinho

Entrevista realizada pela produção do programa Sabor de Vida para nortear as participações nos quadros do programa
1. Quando você esteve aqui, conversando com a Bete Ribeiro, você explicou que a casa é um reflexo da vida da pessoa. Por que então, você propõe “mexer” na casa?
R: Porque as pessoas não estão:
- Satisfeitas com a sua vida e não percebem que são elas que constroem a própria vida e, portanto estruturam a sua casa;
- Porque é uma forma de observar e interpretar como estamos, como nos relacionamos com os outros e conosco.

2.  Existem outras formas de se perceber o nosso interior, os nossos sentimentos, não é mesmo? Por que então você escolheu a casa?
R: Primeiro porque a casa para mim é a base, o ninho. Fala da família, está relacionado ao amor que transforma a casa em lar. Este é um assunto apaixonante e realizador. Em segundo lugar é que fica mais difícil as pessoas mascarem a casa. Dá para a pessoa na vestimenta, na maquiagem disfarçar e dar uma impressão de vida diferente da real. Já a casa acaba mostrando sua situação diante da vida. O terceiro motivo é que as pessoas gostam de ver os resultados na casa. É um resultado sólido, mensurável. Se a parede estava feia, descascada, suja quando você conserta e pinta fica linda e causa alegria imediata. Quando estou falando sobre consertar uma parede na reflexologia da casa me refiro a: A pessoa agir – quanto tempo a parede estava daquela forma? Então a pessoa saiu da estagnação; A pessoa conscientizar – se dá conta que dependia apenas de uma decisão sua; A pessoa limpou aquela parte da casa – e paralelamente pode ter limpo um sentimento de vitimização, de incompetência, de preguiça.

3.     Já que você mencionou pintar paredes, as cores que eu pinto a casa também tem influência na nossa vida?R: Boa pergunta. Muitas pessoas não sabem mas dentro de nosso sistema sensorial respondemos emocionalmente as cores, a isso damos o nome Percepção Emocional das Cores. Quando estamos na escola e aprendemos cores primárias, secundárias e etc já recebemos um informação que diz respeito a percepção das cores quando o professor define um grupo de cores quentes e outro de cores frias. É claro que o vermelho que é uma cor quente não queima mas torna o ambiente aquecido, da mesma forma o azul que é uma cor fria não esfria mas torna o ambiente refrescante. O estudo que eu faço das cores é mais profundo e leva em consideração o tipo de pessoa, como ela se sente e o que ela está buscando, desta forma eu posso indicar o uso das cores nos ambientes da casa de forma a beneficiar e também criar um clima saudável para ela. As cores, e as áreas na casa são muito importantes.

4.     Então também tem que observar as áreas da casa? O que você faz é feng shui?
R: Não. O feng shui é uma ciência milenar oriental e eu respeito muito. O estudo que eu faço está mais relacionado a forma e conteúdo. Eu criei uma correlação entre as áreas da casa e as áreas da vida.
QUARTO Área pessoal
SALA DE ESTAR Área social
SALA DE JANTAR Área familiar
BANHEIRO Área da saúde
COZINHA Área financeira
ESCRITÓRIO Área profissional e cultural
SALA DE TV/VARANDA Área de Lazer
E outras dependendo da casa/apartamento

5.     Então as pessoas podem procurar você quando estão em dificuldade em uma determinada área?
R: Podem sim. Avaliar a situação da casa e da área onde há dificuldade e modificar seu padrão físico certamente modifica o padrão em todas as outras dimensões favorecendo a pessoa e a família.


terça-feira, 16 de abril de 2013

ROTEIRO PARA FAXINA DA CASA

Algumas pessoas me pediram para criar um roteiro que norteie a diarista quanto á limpeza da casa. Então, ai está! Boa faxina!
Fazer um roteiro para diarista fazer a faxina depende muito do tráfego da casa. Isso mesmo: tráfego! Uma coisa é a diarista estar sozinha no espaço a ser limpo, outra coisa é ela trabalhar com o movimento rotineiro da casa. As crianças que só irão para escola à tarde, a cozinheira que vai cozinhar por uma semana porque é dia de feira, quantas coisas podem estar acontecendo numa casa no dia da diarista?
Quem sou eu para saber? Então, o roteiro abaixo proposto não leva em conta a rotina das famílias, cabe a cada dona de casa adapta-lo.
O trabalho fica mais eficiente se começar a ser feito dos “fundos” da casa em direção a(s) porta(s).
Atenção: Para que você tenha um resultado eficiente use a diarista para a limpeza da casa. A arrumação cabe à você e sua família.
Se na lista de tarefas tem o item LAVAR ROUPA, a diarista deve começar por esta tarefa, assim durante o tempo que ela trabalha a roupa irá secar para, quem sabe, ela PASSAR no final de tudo.
Desligue a geladeira (se for o caso) para que ela vá degelando enquanto faxina o resto da casa.
LIMPEZA DOS QUARTOS
- Varrer para tirar a sujeira mais grossa;
- Limpar janelas,vidros e espelhos;
- Tirar poeira dos móveis e objetos decorativos,
- Limpe os espelhos de luz;
- Fazer a(s) cama(s) com roupas limpas;
- Varrer e tratar o revestimento do chão. Pisos frios passar pano úmido, outros pisos usar a técnica indicada.
- Limpe a porta e a maçaneta.
LIMPEZA DOS BANHEIROS
- Limpar e retirar potes e objetos;
- Limpar janelas;
- Tirar pó de prateleiras (os banheiros hoje não são só de material frio), limpar paredes e luminárias;
- Limpar o Box – revestimentos, metais e blindex (ou cortinas), por último o chão do Box;
- Limpar a bacia sanitária;
- Limpar o lavatório – cuba e metais;
- Limpar os móveis do banheiro;
- Limpar vidros e espelhos;
- Limpar o chão com pano úmido e o produto indicado para o revestimento;
- Limpe a porta e a maçaneta.
LIMPEZA DO ESCRITÓRIO
- Varra o escritório para tirar a sujeira mais grossa;
- Comece pelo teto – luminárias, ventilador de teto – limpe também os cantos das paredes com ajuda de um pano de chão limpo e seco;
- Limpe as janelas;
- Limpe objetos, livros e estantes sempre de cima para baixo;
- Limpe todos os objetos decorativos;
- Limpe com cuidado e orientação o computador;
 - Limpe os espelhos de luz;
- Limpe a porta e a maçaneta;
- Varrer e tratar o revestimento do chão. Pisos frios passar pano úmido, outros pisos usar a técnica indicada.
LIMPEZA DA SALA
- Varra a sala para tirar a sujeira mais grossa;
- Comece pelo teto – luminárias, ventilador de teto – limpe também os cantos das paredes com ajuda de um pano de chão limpo e seco;
- Limpe objetos, livros e estantes sempre de cima para baixo;
- Limpe todos os objetos decorativos;
- Passe aspirador nos estofados e tapetes; (os tapetes, depois de limpos, devem ser enrolados e colocados à parte até que o chão esteja limpo para serem colocados novamente no lugar);
- Limpe com cuidado e orientação os eletrônicos (TV, som, DVD e outros);
- Limpe vidros e espelhos;
- Limpe os espelhos de luz;
- Limpe a porta de entrada e a maçaneta;
- Varrer e tratar o revestimento do chão. Pisos frios passar pano úmido, outros pisos usar a técnica indicada.
LIMPEZA DA COZINHA
- Prepare a cozinha guardando toda louça, retirando panos usados para lavar e tudo que possa estar atrapalhando a limpeza;
- Comece pelo teto e luminárias;
- Limpe o revestimento de paredes;
- Limpe fogão, micro-ondas;
- Limpe geladeira e freezer;
- Limpe as bancadas e portas de armários;
- Limpe a pia e os utensílios da pia;
- Limpe a porta e a maçaneta;
- Por último limpe o chão.
LIMPEZA DA ÁREA DE SERVIÇO
- Caso haja um quarto para empregados, comece por ele seguindo o roteiro de QUARTO;
- O banheiro de serviço também segue o roteiro BANHEIRO;
- Recolha as roupas lavadas e limpe o varal;
- Organize os produtos de limpeza e coloque-os no lugar;
- Limpe a máquina de lavar (filtro também);
- Limpe a janela e vidros da área;
- Varra e limpe o chão da área;
- Lave os baldes usados;
- Lave os panos de chão usados;
- Lave o tanque.
Caso tenha que passar a roupa, a hora é essa! Passe a roupa e distribua nos quartos indicados.
Guarde a tábua de passar e o ferro de passar.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Porta copos de material reciclado

Aproveitando as tampas plásticas de latas de achocolatados, atum, leite em pó e outras podemos fazer porta copos ou descanso de mesa. Siga o passo a passo:
Guarde de 4 a 6 tampinhas de um mesmo tipo para criar um jogo de porta copos.
1.Você irá precisar também de: tesoura, cola branca, paninhos estampados, EVA e, sianinha ou outra fita flexível para o acabamento.
2.Recorte o tecido no tamanho da tampa que você está usando e cole na parte de baixo da tampa. Use bastante colo e quando estiver seco passe nova camada de cola por cima para impermeabilizar o tecido.
3.Cole a fita ou sianinha na borda para dar acabamento.
4.Recorte um circulo de EVA e cole com cola própria na parte externa da tampa. Isso esconde a marca impressa do produto caso tenha além de proteger os móveis de arranhões.
5.Faça para a sua casa e para dar as amigas, elas vão adorar!

domingo, 14 de outubro de 2012

SUA CASA : ORIGEM DO SUCESSO!


O nosso espaço físico, a casa, é um território de liderança. Neste espaço podemos exercer a nossa autoridade, definir áreas, criar objetivos e administrar recursos. Quando neste espaço físico vive mais de uma pessoa, uma família, inicia-se um processo de gestão. Esta é a premissa que nos leva considerar que a nossa casa também é a origem do nosso sucesso.
Avaliar a maneira que as pessoas vivem em suas casas, lidam com seus recursos e significam os seus relacionamentos, cria uma ponte para olhar nossas características, sentimentos, desafios, dificuldades e facilidades no nosso caminhar pela vida.
Espaços físicos mais íntimos, como nosso armário, por exemplo, mostram características pessoais muitas vezes inconfessáveis.
É proposto que se reflita e avalie a relação casa e  vida: objetivos, metas e resultados. Uma casa caótica de maneira nenhuma reflete uma vida equilibrada e próspera. Da mesma forma uma casa cuidada e organizada não irradia uma vida conturbada e decadente.
Estamos lançando na nossa página no Facebook a enquete: Você acredita que a maneira que a sua casa se apresenta é também o reflexo de como  você  está vivendo a sua vida neste momento? Dê sua opinião: www.facebook.com/arrumeasuavida
Abrimos aqui este debate, portanto não deixe de dar seu comentário.

sábado, 30 de junho de 2012

Na desordem não há significado


Eu tenho um conhecido que cada vez que ele quer  falar comigo ele liga para a minha mãe para saber o telefone.
Apesar de ele me ligar muitas vezes, a minha mãe já não aguentar  tantas ligações, eu não sei qual o meu real significado na vida dele. 

Eu ainda não mereci entrar na agenda dele. Pode até ser que ele não tenha agenda...  
As pessoas podem dizer que ele é distraído, disperso, displicente,  deve  ser mesmo!

Como será a vida dele? 
Displicente: sem foco nenhum, pouco ou nenhum crescimento, perda de oportunidade. É importante que se dê significado as coisas e as pessoas na nossa vida.  São elas que proporcionam nossa expressão na vida.
Pense nisso!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Arrume a sua vida e livre-se das dívidas

Alguns objetos, apesar de estarem em nossos armários, não nos pertencem. Livros, CDs, DVDs, potes plásticos de alimentos, roupas, apontamentos entre outros ficam esquecidos nas nossas casas. São objetos que por uma ou outra circunstância nos foram emprestados e "esquecemos" de  devolver. A nossa mente não esquece e muitas vezes quando nos encontramos com os donos destes objetos, subitamente lembramos da "dívida" e intimamente nos sentimos envergonhados. Como a nossa mente tem registrado esta nossa pendência, a energia está presa a falta de compromisso e até de respeito com os envolvidos. Buscar devolver o quanto antes objetos que não nos pertencem alivia a mente e nos faz sentir livres. Manter o objeto que não é nosso em nosso poder nos dá a sensação de mendigar algo, de precisar de alguma coisa do outro e nos tira nosso poder pessoal. Pense nisso!.
Siga a dica do Arrume e devolva os objetos com um cartão de gratidão.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Arrume a sua vida e.... Emagreça!

Começamos hoje uma série de postagens no facebook com dicas do Arrume. Nós blogueiros vamos um pouco além... vamos conversar sobre as dicas e como elas nos levam a refletir sobre a nossa situação de vida.
Como primeiro tema: a influência do nosso excesso de peso associado a desorganização de vida.
A natureza é feita de ritmo e nós fazemos parte da natureza. A nossa natureza é nos alimentarmos à miúde durante todo o dia,  no nosso bio-ritmo. Parece que damos menos significado a nossa saúde e disposição a outros itens de nossa vida e neste corre-corre em que vivemos o comer encaixa na hora que der. Começamos a promover um desequilíbrio corporal e metabólico. Nosso corpo não sabe quando o alimento chegará, entra na zona defensiva do estresse (medo da morte por inanição) e começa a estocar (acumular) energia em forma de gordura e açucares principalmente promovendo uma "engorda" celular. É muito comum as pessoas dizerem que não comem nada, "Nem tenho tempo de comer!" e que estão sempre engordando. Esta é a explicação.
Para tudo na vida há um tempo. Tempo de trabalho, tempo de descanso, tempo de reposição de energia, tempo de dar um tempo.
Se nós não entrarmos em contato com as nossas necessidades e não cuidarmos de nós, não estaremos otimizando a nossa energia para que haja realização pessoal.
Pense nisso e procure seguir a nossa dica de hoje.



Postagens populares