quarta-feira, 2 de março de 2011

SUA BOLSA: REFLEXO DA SUA PROSPERIDADE

Muitas pessoas vivem buscando soluções mágicas para ter dinheiro. Um patuá daqui, um cristalzinho ali, uma canelinha acolá....
Aí você, sai com uma destas pessoas, é amiga dela e, foi fazer compras com ela. Sem pensar muito, você resolve estrear o sapato novo e logo logo aquela bolha de matar lhe tortura os pés. “Amiga você tem um band-aid ai?” Ela olha para a bolsa e diz: “Aqui tem tudo!” Começa uma cena que se não fosse trágica seria cômica. Em pé mesmo, ela começa a revirar com as mãos a bolsa. A mão se torna um grande radar e busca freneticamente indícios do band-aid. Como não avança muito em direção ao sucesso desta maneira, sua amiga senta no parapeito de uma jardineira para poder além da mão usar os olhos na busca. Mas o band-aid é muito pequeno, a bolsa é grande.... E nada! Sem saída, começa a operação coisas da bolsa em cima do colo. E vai saindo coisa. Coisas possíveis de estarem numa bolsa, outras nem tanto. Você já está constrangida em entrar na intimidade da bolsa de sua amiga e diz para ela: “Deixa, na próxima farmácia eu compro.” E ela responde, “Mas eu tenho certeza que tenho!”
Penso que já pintei o quadro suficientemente esclarecedor para você entender o que ocorre neste caso. Neste caso, a bolsa tem tudo e na verdade nada tem. A bolsa não tem espaço para dinheiro. Provavelmente se você pedir R$2,00 trocados para dar ao guardador de carros ela também não vai encontrar.
Muitas bolsas parecem carregar lixo: papel de bala, listas de mercado de semanas atrás, comprovantes de cartões espalhados para todos os lados, contas a pagar e/ou pagas entre outros. Todos estes papeis amassados, às vezes rasgados, muitas vezes com anotações de telefones e e-mails atrás. A carteira pode não ter dinheiro mas, tem foto de toda a família, cartões de vendedoras de lojas, afinal a pessoa ainda não abriu mão do sonho de comprar aquele vestido maravilhoso... E o dinheiro? Pobrezinho... Está que parece dinheiro de bêbado enfiado numa bolsinha de níqueis, todo enroladinho porque  assim disfarça caso um ladrão tenha acesso a bolsa – que não é de valores é de desvalores.
 A industria uniu-se ao design, as bolsa estão cada vez mais maravilhosas, com espaços próprio para celular, chaves, além de outras divisórias organizadoras dos objetos que precisamos carregar que nada justifica este desmazelo.
Você que busca melhorar financeiramente pergunte-se se você gosta de coisas boas. Se a resposta for sim, caminhe para excelência e ZELE por seu patrimônio. Cuide da sua bolsa e da sua carteira visualizando sempre que o dinheiro vai sentir-se atraído para este local limpo e organizado.
Eu sei que quem trabalha fora ou tem que passar muitas horas fora de casa tem que levar mais coisas na bolsa que não somente dinheiro, chaves e celular. Organize pequenas bolsas que se acomodarão bem na sua bolsa, uma para artigos de higiene pessoal, outra para levar sua maquiagem de socorro (não é para levar toda a caixa de maquiagem) e assim por diante. Cuide para que você não tenha uma bolsa tão pesada que vá lhe criar um problema de saúde mais tarde.
Lembre-se: Quem tem dinheiro respeita e gosta de dinheiro e cuida dele.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

TUDO COR DE ROSA!

A cor rosa tem uma mensagem de acolhimento e aconchego. Ela tem origem no vermelho e por isso é uma cor que tem vibração quente sem ser irritadiça. É muito própria para quartos, principalmente para quarto de pessoa idosa que muitas vezes leva uma vida monótona e muito dentro de casa.
O rosa guarda o romantismo e por isso é a preferida das mulheres. Para quarto de casal esquenta a relação associado ao vermelho. Cuidar para que o vermelho seja usado como detalhe porque é uma cor excitante e afeta o sono.
Na figura abaixo apresento as combinações adequadas do rosa. No quadro 1 as combinações são monocromáticas. No quadro 2, a relação com a cor oposta:verde. No quadro 3, a combinação triangular onde aparece o amarelo. No quadro 4 a combinação analógica e por último no quadro 5 o ascendente analógico.
Este trabalho de associação de cores criando uma paleta harmônica se baseia no uso da Roda Cromática que parte das cores primárias e vai se desenvolvendo. As padronagens na figura exemplificam os efeitos das combinações.
Aceito sugestão para o estudo da próxima cor. Até lá!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

HÁ UM TEMPO DE RENOVAÇÃO

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FAÇA TERAPIA ARRUMANDO A CASA

Você já pensou que quando você inicia uma arrumação você também inicia uma terapia? Cada objeto que você pega gera uma série de avaliações e que estas avaliações falam muito mais das necessidades interiores do que das necessidades exteriores.
Lembro-me de um poema de Cora Coralina que fala de um prato, o único que sobrou de um jogo de jantar da sua avó. A partir da descrição do prato e das suas pinturas ela discorre sobre sua relação com a avó, a história que a avó contava dos personagens desenhados no prato e como ela se sentia dentro desta estória. E o prato já lascado da casa de Cora Coralina era velho, feio e inútil, a memória afetiva dele sim tinha valor e sempre o terá em sua memória (mesmo quando já não existir).
Parece que esta revelação contradiz as orientações que eu tenho passado. Sempre falo em “arejar” a casa, o armário descartando tudo que não é necessário e que insistimos em conservar.  Meu lema é desapego. Ao olhar para o prato, escrever, descrever seus  sentimentos em relação as recordações de infância, Cora Coralina abre a consciência de que o prato foi o instrumento que a avó usou para abrir uma porta de comunicação com ela, percebe que a estória da avó se revela na própria fantasia de sua infância de menina comum encontrando seu príncipe. Ao entrar em contato com todos estes aspectos interiores ela não mais “precisa” do prato. Se entendermos que o nosso maior baú de tesouros encontra-se na nossa bagagem emocional não mais iremos precisar de tanto espaço físico para guardar objetos.
Se, como Cora Coralina, guardássemos o prato das recordações felizes, não seria nem complicado... Já parou para pensar em quantos objetos que trazem lembranças ou mensagens negativas fazem parte da nossa vida, da nossa casa?  Quantos objetos que se tornam pesos carregados pelas gerações pelo simples padrão familiar sem que estes objetos não se relacionem nem com a expressão, nem ao estilo da pessoa? Já ouvi frases: “Eu não gosto desta cadeira, ela não combina com o meu quarto, mas minha mãe me diz que ela pertenceu ao meu bisavô e que seria uma heresia descartá-la da minha vida.” Que tipo de vibração deve refletir na vida desta pessoa se, a cada “olhada” para a cadeira ela pensa “eu tenho que carregar esta cadeira por toda minha vida, mesmo que não goste dela”? Tem trabalho mais psicoterapêutico do que olhar de frente para a cadeira, avaliar a culpa que o impede de descartar a cadeira, a crença familiar que se desenvolveu focada na cadeira e a renovação dos processos interiores a partir da decisão de aceitar que não quer e não vai mais carregar a cadeira?
Então, sigo no meu conceito de que arrumar a casa é uma terapia e das melhores. Não perca tempo, mexa-se, desapegue-se das ilusões que criou para si mesmo e arrume a sua vida!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A INFLUÊNCIA DAS CORES NO ESPAÇO QUE VIVEMOS

Você é um ser que sente! Mesmo que estejamos dormido e nossa mente descanse não paramos de sentir. Acordamos com frio, calor, com um barulho etc. Isso significa que nossa vivência tem como ponto de partida o mundo que sentimos.
As cores impressas no espaço que vivemos são de grande influência na nossa vida. As cores tem vibração e, passam uma sensação que se reflete na nossa emoção. As cores podem favorecer ou prejudicar nosso caminhar.
Estudos sérios tem sido desenvolvidos e existem muitas informações sobre as características das cores, as sensações que elas passam e seu uso terapêutico.
No Programa Arrume a sua vida... Arrumando a sua casa! valorizamos nossa interação com as cores e procuramos avaliar o momento de vida, o perfil de personalidade e os objetivos da pessoa para indicar uma temática de cores para a decoração.
A cada mês teremos um artigo com este tema e apresentaremos uma composição para exemplificar como o uso das cores pode nos favorecer.
Até nosso próximo encontro!
Anna Branquinho

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DICAS PARA UM ANO NOVO TUDO DE BOM!

Assim como a casa reflete nossa maneira, a forma que organizamos e cuidamos a nossa casa refletem a vida que levamos.
Nesta fase de início de ano as pessoas começam a ficar animadas com o que chamo “as declarações de ano novo”. Assim, a pessoa que quer emagrecer promete que no Ano novo fará uma alimentação exemplar. A pessoa que quer mais dinheiro se compromete com um novo projeto de trabalho. A pessoa que sonha viajar se propõe a fazer uma poupança para isso. E tudo parece que irá de bem a melhor... Doce ilusão! Rapidamente um sentimento de impotência domina os sonhos e no segundo mês do Ano Novo ele já não é mais novo!
Fico me perguntando se isso não poderia ser diferente se olhássemos as pendências dentro da nossa casa. Como emagrecer se além das gorduras acumuladas no meu corpo eu tenho coisas demais acumuladas nos armários, nas gavetas, no “quarto da bagunça”. Como ganhar mais dinheiro se eu jogo pela janela o meu dinheiro com desperdícios – compro jornal e não leio, não resolvo a goteira do meu chuveiro e assim por diante.
Proponho umas dicas que vão colaborar para que as resoluções de Ano Novo efetivamente se concretizem:
1.   Saia de casa e entre de novo. O que é abrir a porta de casa e entrar nela? O que você vê assim que entra em casa? É algo agradável? Surpreendente? A porta se abre livremente? Quem entra na sua casa reconhece que a casa é sua?
A entrada da casa é a entrada das oportunidades da nossa vida. Não deve haver nenhum empecilho na abertura da porta. O hall deve estar sempre limpo e arrumado. Esta entrada deve mostra-se hospitaleira aos olhos de quem entra. É muito bom que fotos da família residente estejam bem a vista, vai assinar o espaço. Um objeto ou cor de parede que surpreenda também é bastante interessante, dá um toque de ousadia e revela que estamos prontos para viver novas e enriquecedoras experiências.
2.   Agora abra o seu armário. Observe-o. Pense que você acaba de ganhar um premio mas que este prêmio não é em dinheiro. Este prêmio será em roupas, sapatos e acessórios. Feche os olhos. Imagine que você acaba de ganhar AQUELE vestido que é maaaaraaavilhoooosooo, que você sempre sonhou e que nunca teve cacife para tê-lo. Ou pense NAQUELA bolsa, chiquérrima.  caríssima também. Pois bem você acaba de ganhar tudo isso e muito mais. Agora abra os olhos e me diga: onde você vai colocar tudo isso? Pois bem, você acaba de perder seu prêmio. Coisas novas só podem chegar onde há lugar para elas. Seu guarda roupas tem que ter pelo menos 30% do espaço livre. Sua cabeça deveria funcionar da seguinte forma: entra uma coisa nova, sai uma antiga.
3.   Vamos falar do amor... Você está buscando sua Alma Gêmea? Então entre no seu quarto. Olhe para o seu quarto e pense o que sua alma gêmea pensaria se fosse compartilhar este espaço com você. Há lugar para ele(a)? Você está se dedicando a fazer o ninho do amor? O seu quarto passa uma atmosfera de romance ou de paixão? É um local arejado, próprio para 2 pessoas circularem?  A sua cama é de casal? Dedique-se ao seu quarto já dedicando ao amor. Prepare o travesseiro dele(a). Determine o lado da cama que você vai oferecer para ele(a). E.... Nunca se deite com uma roupa que você não mostraria a ninguém, ao contrário invista em roupas bem femininas (ou masculinas) e sensuais.
4.   Agora entre no seu banheiro. Este é o local que você cuida de você. É o local onde você se purifica – banho. Se desintoxica – uso da bacia sanitária. Você relaxa – cremes para a pele e rosto. Você se embeleza – barbear, pentear e maquiar. Com vão as coisas por aí? Esta é sua área da saúde. A hidráulica está boa ou há vazamentos? O chuveiro é agradável ou você ao banhar-se tem que ficar procurando o jato d’água? A louça do banheiro está perfeita? O espelho tem uma reflexão boa? Você se sente bem dentro do banheiro? Há umidade e mofo? Caso você não esteja satisfeito com o que vê não deixe para depois: mãos a obra. Um tapetinho felpudo e atraente, uma cortina colorida, uma prateleira com potes interessante e o banheiro já é um novo banheiro. Caso você faça “coleção” de remédios é hora de descartá-los. Remédios só para doentes!
5.   Quem quer dinheiro!!!! Sabe onde fica o tesouro das riquezas na sua casa? Na cozinha. Surpresa? Pois é. A cozinha é que sustenta a família. Olhe para a sua cozinha. Imagine que você está chegando no banco para retirar dinheiro. Você vai retira muito dinheiro? Ou você quer apenas uns trocados? Quando você entra no seu banco ele se parece com um banco imponente luxuoso ou uma cadeira destas que se usa pra fazer jogo do bicho? Perceba que a sua cozinha para dar bons frutos tem que estar limpa, ter equipamentos funcionais e práticos, ser organizada. Se a sua cozinha é do tipo que tem muitos potes e poucas tampas, muitos objetos empilhados e você nunca acha o que quer, panelas sem cabo etc. tá na hora de rever seus conceitos! A Alquimia de se transformar um punhado de feijões em uma feijoada é a fonte da criatividade para conquistarmos os nossos recursos. Se você apenas sustentar a sua família com o básico você terá o básico mas se você se dedicar a sustentar a sua família com um banquete certamente você irá projetar-se.
6.   Contas e outras coisitas mais... Preparado para receber as contas do Ano Novo? Não? Não quer que ela sejam bem maiores do que as que foram neste ano? Não? Cadê as contas deste ano? Estão no fundo de uma gaveta? Você não sabe onde estão? Como assim???? Pois é hora de abençoar as contas que foram pagas. É hora de agradecer ter podido pagar tantas contas e usufruir todo conforto que elas nos proporcionaram. É hora de selecioná-las por prestador de serviço, organizá-las por data, arquivá-las e agradecer. É hora também de abrir um lugar para reunir as que estão por vir como o local das “amiguinhas”. Encontre uma caixa arquivo ou simplesmente uma caixa, procure uma que seja bem bonita, que vc goste de colocar lá as suas contas amigas – abençoe as suas contas. Nada é caro quando percebemos que se pagamos uma conta de luz alta foi porque não sofremos o calor insuportável do verão usando o ar condicionado, que a conta do celular não é cara já que pudemos localizar nossos filhos naquele momento em que o coração se preocupou ou que foi possível dizer Eu te amo ao maridão que estava longe há 2 dias. Vamos amar as nossas contas e cuidá-las para que possamos ter ainda mais amigas e nos trazer mais conforto e prazer.
7.   Se a porta da frente é a entrada... a porta de trás é a saída! Como vai a sua área dos fundos??? Vamos dar um pulinho até lá? O que você vê? Uma área de apoio arrumada, organizada, funcional? Ou estamos diante de um depósito? Que coisas são estas que estão aí? Olhe bem. Um ventilador quebrado? Baldes com tinta seca? Que roda é aquela? Da bicicleta do Paulinho que já está casado há 10 anos? Que panos são estes? Camisetas para fazer pano de chão? Que pano de chão vc está usando? Ah! O pano de saco que você comprou no camelô! Vê se dá jeito nisso! Energia estagnada. O velho não vai embora e toma lugar de coisas novas e boas. Este é seu grande foco de perda de energia em casa. Às vezes você não sabe porque as coisas não funcionam e eu já posso lhe falar que é por isso. Guerra! Atacar! Vamos colocar tudo que não serve para fora e deixar a área dos fundos linda para ser uma área de apoio ao bom funcionamento da casa. Você vai se sentir vitorioso depois de encaminhar tantas coisas inacabadas!
Bom, fiquei cansada! Uma vitória! Estamos prontos para este Ano Novo. Depois desta geral tem muitas coisas boas para acontecer.
Anna Elizabeth Branquinho

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011


O conceito do Programa: Arrume a sua vida... Arrumando a sua casa! Direciona nossa análise da casa como o ambiente onde o indivíduo se cria, se inventa e se reinventa continuamente. Lugar onde o sujeito deve ser acolhido para construir-se e sustentar-se, e essa construção não se faz apenas em um tempo ou em um espaço, começa na sua concepção e se estende por todo o seu viver. A formação do indivíduo e a sua sustentação precisam de uma base, de um apoio para habitar o mundo. Acaso poderia o homem sustentar-se, sem primeiro sustentar o seu corpo? O homem precisa desse espaço chamado “casa”. Esse espaço interfere na vida do ser humano, uma vez que as suas atitudes não são oriundas apenas à herança genética; o homem sofre influências do meio em que vive, de sua história e decisões, de sua cultura; suas atitudes resultam da interação destes vários fatores. Procura-se lançar uma semente de sensibilidade, para que germine um pensamento que possa fazer florescer um planejamento consciente e destinado a acolher os desejos e intenções do homem, conforme a sua visão de habitar. A cada indivíduo corresponde um pensar e um interpretar a casa. As possibilidades de renovação que a vida cria também se refletem nos espaços criando desenvolvimento. Procura-se reacender a chama simples de viver bem e em harmonia: o homem, sua habitação e o meio-ambiente ao seu redor. Numa via de mão dupla o indivíduo é chamado a criar as condições de acolhimento deste espaço expressando-se em ordem e vida, componentes de desenvolvimento e evolução. O homem precisa estar bem, precisa ser bem acolhido em sua habitação, para poder desenvolver melhor suas atividades e, assim, quem sabe, modificar o mundo.

Postagens populares